Localizado na Bahia, no Brasil, este projeto foi pensado para ser totalmente adaptado ao uso de cadeira de rodas e melhorar a qualidade de vida de quem o habita. Um exemplo de adaptação sem prescindir de uma linguagem estética bonita.
Projeto: GAM Arquitetura / Fotografias: Gabriela Daltro
Projetar este apartamento foi um desafio muito compensador para o escritório GAM Arquitetura. A proprietária do imóvel, tem necessidades especiais e solicitou um apartamento totalmente adaptado ao uso de cadeira de rodas.
Fruto disso, os acessos da sala de fisioterapia, da cozinha e da suite principal foram ampliados. E um dos quartos foi transformado num closet com uma casa-de-banho ampla e sem portas.
Ao nível da linguagem estética, o pretendido era um estilo moderno, com referências industriais, mas enquadrada num ambiente de praia.
No projeto de remodelação, as portas foram reposicionadas ou ampliadas e tornadas de correr. A sala de jantar ficou na antiga varanda e a sala de estar tornou-se também sala de televisão. Como a cozinha passou a ser acessível a partir da sala, criou-se uma porta para lhe conferir alguma privacidade.
A suite do filho – que é fotógrafo profissional -, foi reduzida ao essencial num quarto em tons de grafite, cinzento e preto, pontuado por obras de arte do seu acervo pessoal.
A suite principal, em tons neutros, é ampla e espaçosa e contempla uma atmosfera de calma que contamina quem lá entra.
O projeto foi todo pensado para melhorar a qualidade de vida de quem o habita, criando uma mistura equilibrada entre a modernidade industrial e um ambiente de veraneio que um lar baiano não dispensa.