Localizado no Rio de Janeiro, este apartamento duplex já nos faz sonhar com mergulhos de Verão. Mas nem sempre foi assim, uma vez que quando adquirido pelos atuais proprietários, estava num estado bastante degradado. Conheça as soluções e as ideias que o transformaram.
Projeto: Cristina Côrtes / Área: 257 m2 / Localização: Rio de Janeiro, Brasil / Tipo: Remodelação / Fotografias: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio
Com 257 m2 e vista para o mar a partir da piscina privada, este apartamento duplex faz-nos sonhar com dias de verão e mergulhos intermináveis. Mas nem sempre foi assim. Quando foi adquirido pelos agora proprietários, estava bastante degradado e a reclamar um projeto de remodelação urgente.
A arquiteta Cristina Côrtes foi a responsável por lhe dar nova vida, e, claro, atender às necessidades dos seus clientes, que entre outras coisas queriam: mudar a piscina de lugar e trocar uma escada original em forma de caracol, por outra. Soluções que exigiram um projeto de engenharia, para reforçar a estrutura do imóvel.
Em termos de organização espacial, os novos proprietários queriam ainda criar o máximo de quartos possível – para receberem convidados no período de férias – para além de 3 suítes: uma para eles e depois uma para cada filha.
Para dar resposta a este pedido, a arquiteta criou uma suíte com uma cama estilo “tatame” e com três colchões de 1,20m de largura, para acolher os amigos das filhas. No segundo piso do apartamento, onde fica esta suíte, foi também criada uma zona lounge com um sofá generoso para futuras dormidas. No primeiro piso, onde ficam as suítes da família, foi ainda criado um quarto de hóspedes e na sala de estar, colocado um sofá-cama.
Neste primeiro piso do duplex, de formar a conferir amplitude, uma cozinha com copa foi integrada à sala – para ser usada em pequenas refeições, uma vez que a cozinha principal com churrasqueira fica no piso superior.
Em relação ao projeto de decoração. Cristina Côrtes explica: “escolhi móveis, mesmo para o interior, com tecidos para zonas exteriores. Em todo o apartamento foi utilizado o mesmo pavimento cerâmico para dar a sensação de amplitude e integração dos ambientes, com acabamento antiderrapante na área exterior, ao redor da piscina, para evitar acidentes”. Os apontamentos coloridos na zona exterior foi um pedido da família.
Todas as escolhas foram orientadas de acordo com o uso do duplex, aproveitado pela família como apartamento de férias.“A ideia foi criar um ambiente de Verão e descompressão. Por isso, tudo foi pensado para ser de fácil manutenção, clean, com pontos de cor nos acessórios, além de objetos e quadros com referência ao Rio de Janeiro, para que os clientes e as visitas tenham a sensação de férias na cidade”, finaliza a arquiteta.