Porque contratar um designer não deve ser um luxo? Qual a importância de uma casa bem desenhada? Se só for possível investir numa divisão, qual deverá ser? Estas são algumas das perguntas que colocámos à arquiteta e designer de interiores, Rita Valadão.
Com trabalho consolidado e vários projetos emblemáticos no portfólio, Rita Valadão acredita que desenhar espaços bem estruturados são o reflexo de uma linguagem arquitectónica distinta, contemporânea e coerente. Concebendo cada projeto como se de uma obra de arte se tratasse, no Atelier a identidade resulta de uma interação de diferentes volumes, iluminação e materiais autênticos. Fizemos 5 perguntas a Rita Valadão. Aqui ficam as respostas.
Rita, porque é que contratar um designer não deve ser visto como um luxo?
Durante os meus anos de experiência nesta área tenho vindo a sentir uma mudança significativa na forma de como um designer de interiores e o seu serviço é encarado. Não é de todo um luxo, mas sim a evolução e o abandono do “amadorismo” ou do “faça você mesmo”.
Um profissional ajuda o cliente a maximizar o seu investimento (uma casa, um espaço comercial, um hotel, etc), minimizando as suas preocupações durante o processo do projeto, obtendo o resultado final esperado e na grande maioria das vezes é agradavelmente surpreendido.
Do seu ponto de vista, qual a importância de uma casa bem desenhada no bem-estar de uma pessoa?
O bem-estar é essencial para a recuperação e sobrevivência do dia a dia de cada pessoa. “O “sentir-se em casa” é um sentimento natural e genuíno” ao retornar a casa.
Só conseguimos atingir esse nível se o espaço onde vivemos conter os elementos essenciais, como a cor, a textura, a luminosidade e a forma forem adequadamente escolhidos.
Uma casa bem desenhada, oferece ao morador ferramentas para que ele possa se identificar com o ambiente, sinta confiança, logo o “bem estar”.
Consegue dizer-nos 3 coisas que qualquer pessoa pode fazer em casa para a tornar num espaço mais agradável?
Escolher plantas adequadas para cada espaço.
Adaptar a luz artificial consoante cada ação da pessoa em casa, por exemplo, luz sobre a mesa de jantar.
Escolher cores nos tons mais quentes na área de lazer.
Se num processo de decoração só existir orçamento para uma divisão, qual devemos privilegiar?
Depende da situação de cada pessoa. Mas no geral a área social.
Para si, o que é essencial numa casa?
Plantas.