Por a 11 Julho 2023

A marca de áudio escandinava lançou a Beosound A5, a coluna portátil mais poderosa da marca, desta feita em colaboração com a dupla de design GamFratesi. 

Texto: Isabel Figueiredo / imagens cedidas

Os acabamentos de alta qualidade e um nível de som premium fazem da Beosound 5 a coluna de som da B&O mais desejada do momento. Está disponível em duas cores, incluindo um alumínio natural com uma frente de fibra de papel tecida com uma alça de carvalho claro integrada, e ainda na versão em alumínio preto-antracite combinada com a madeira de carvalho escuro. Entrevistámos a dupla de design GamFratesi para sabermos mais.

O vosso portefólio abrange arquitetura, mobiliário, light design… há algum que prefiram em detrimento dos outros? 

GamFratesi: Olhamos sempre para a História com muito respeito e isso faz parte do nosso ADN. Fazemo-lo de qualquer modo, quer estejamos a trabalhar num produto ou numa peça de mobiliário. Na Bang & Olufsen, das peças mais antigas às mais recentes, há uma grande tradição de colunas portáteis com pegas, por isso foi importante manter a simplicidade do produto que as une à história da empresa, mas criando curvas, detalhes e escolhendo uma seleção de materiais que a tornam única. Claro que neste tipo de projeto trabalhámos em estreita colaboração com a equipa técnica da B&O para a definição da parte eletrónica e das funções que era necessário satisfazer. 

Desenhar para marcas conhecidas deve ser sempre um desafio. A B&O é a vossa primeira vez? E se sim, quais foram os principais desafios? 

Usar materiais naturais para um produto de grande consumo é complexo. As tolerâncias neste tipo de produto são mínimas e a relação entre ter uma estética natural e, portanto, aparentemente imperfeita, que consegue ser “perfeitamente” integrada no produto, soa a uma contradição. Foi um longo processo e caminho percorrido até ser possível conseguir trabalhar com madeira maciça curvada, ráfia e folha de madeira, para um resultado surpreendente, mas sem prejuízo da sensação natural e única. 

Houve algum ponto de partida para a criação da A5? 

A inspiração para a Beosound A5 veio de muitos lugares, incluindo a icónica série Beolit (B&O), bem como os materiais naturais, sinónimo das cores e texturas encontradas na natureza escandinava. Dos tradicionais chapéus de palha do Panamá usados nas praias até aos detalhes em couro tecido à mão das cadeiras dinamarquesas da década de 1960, além das misturas de materiais naturais aplicados de forma experimental, todos guiaram o nosso caminho. Decidimos criar dois acabamentos diferentes, ambos enraizados na estética escandinava, embora cada um com uma assinatura de design distinta. A Beosound A5 em ‘Nordic Weave’ incorpora o material exclusivo da B&O, de alumínio natural com uma frente de fibra de papel trançada e alça de carvalho claro, para a ideia de verões escandinavos descontraídos passados na praia. A Beosound A5 Dark Oak incorpora alumínio preto-antracite com o carvalho escuro, para um clima completamente diferente, evocando florestas de inverno. Os dois acabamentos ficam lindos, dentro de uma casa ou fora, na natureza. As suaves curvas orgânicas e os materiais naturais da Beosound A5 fazem referência às bordas curvas, alças e acabamentos de madeira de teca de vários modelos Beolit anteriores que foram influentes durante o nosso processo de design e pesquisa para a A5. 

Como foi o diálogo entre GamFratesi e a B&O? Claro e cristalino? 

Algo que destacamos no nosso trabalho é que temos sempre um conceito; uma ideia que surge no início e que tentamos manter até ao fim. Esta é uma forma muito italiana de trabalhar. Para a Beosound A5, a nossa missão era respeitar a tradição, mas inovar em pequenos passos, importando uma nova linguagem para algo familiar. Na Beosound A5, por exemplo, a união de um material poderoso e duro, como o alumínio, combinado com a capa da coluna de fibra de papel, natural e macio, cria um contraste impressionante entre os materiais. Foi incrível trabalhar com a equipa da B&O. Tivemos muitas conversas entre design e acústica até encontrar uma solução que funcionasse visual e acusticamente. 

Falem-nos um pouco mais sobre a colaboração com a B&O, nomeadamente o processo criativo… 

Ficámos muito felizes quando a Bang & Olufsen nos abordou em relação a este projeto, há cerca de 3 anos. Queríamos muito trabalhar com uma empresa com tanto legado e com quem os nossos valores, em relação ao design e artesanato, tão bem se alinham. Com a Beosound A5, o nosso foco esteve, desde o início, nos materiais e em como criar uma estética diferente, por outro lado também sabíamos que a Bang&Olufsen queria que fosse a sua coluna portátil mais poderosa até hoje projetada, com a longevidade em mente. 

Acreditam que os processo artesanais lideram o caminho? 

O nosso trabalho está de acordo com a abordagem escandinava de artesanato, simplicidade e funcionalismo, mas também criamos um forte espírito emocional e uma história através dos nossos conceitos. Admiramos os mestres do design escandinavo do passado, onde o trabalho consistia em artesanato e materiais de qualidade combinados com design funcional e honesto. Também nos inspiramos nos mestres italianos pela sua abordagem intelectual ao design. Portanto, baseamo-nos tanto no mobiliário clássico dinamarquês como na tradição artesanal, mas também na clássica abordagem conceptual italiana. E é por via desta dicotomia, no nosso trabalho e vida quotidiana, que somos constantemente confrontados com contrastes, e os contrastes costumam ser o centro da nossa inspiração. 

Qual é o melhor conselho que podem dar a quem quer desenhar um mundo melhor? 

Criar produtos de qualidade com materiais que podem envelhecer bem com o tempo é extremamente importante para nós. Acreditamos que os produtos não devem ser apenas para tendências temporárias, mas tratados como objetos pessoais a serem experimentados e levados para o futuro. 

0
Would love your thoughts, please comment.x