Resistente, elegante, higiénica e natural, a pedra é uma escolha segura em muitos projetos, residenciais ou não.
Para que se possa inspirar, reunimos propostas que exemplificam a sua versatilidade. Tome nota.
Texto: Isabel Figueiredo
1. Da coleção Musa, da Lapitec, o material de revestimento para cozinhas e arquitetura, 100% natural, apresentada em grandes lajes ‘full body’, com pigmentos minerais presentes na mistura, vê as suas qualidades enfatizadas pelas novas cores de 2023: Bianco Serena, Bianco Angelica, Bianco Andromeda, Bianco Olimpia e Bianco Atena.
2. Da coleção Canal Grande, da Ceramiche Refin, em grés porcelânico, inspirada na lagoa de Veneza e na madeira de mogno trabalhada à mão pelos artesãos, tradicionalmente utilizada na construção de lanchas de luxo. Disponível em três variantes cromáticas – Rubino, Noce e Moro –, Canal Grande distingue-se pelas linhas irregulares paralelas que criam um efeito ondulado, para maior profundidade, particularmente acentuada no acabamento Glossy.
3. Da série I Naturali, da Laminam, que tem no solo a sua ‘alma’, dando a revelar a solidez dos mármores de Carrara, a maleabilidade do Travertino, as cores uniformes das rochas vulcânicas, como o basalto e a obsidiana, materiais diversos, mas todos provenientes do subsolo italiano e cuja identidade se aplica a uma vasta gama de lajes, com diferentes estilos e acabamentos disponíveis.
4. C·Bath é a aposta integral da Cosentino para o espaço da da casa-de-banho. A nova marca engloba desenhos e ambientes de banho completos com o recurso a aplicações de superfície Cosentino – revestimentos, pisos, bancadas, bases de chuveiro, lavatórios e móveis. Na imagem, proposta da MUT Design, projeto inspirado pelo expressionismo e pela arquitetura orgânica das Torres Blancas, em Madrid, cujos interiores de base neutra evidenciam a preferência pelo natural e o orgânico, o geométrico e o tecnológico.
5. Pierattelli Architetture projetou uma nova coleção para Luce di Carrara, lançada durante a Design Week de Milão. Na imagem, mármore Dash-Dot, que explora a estética e a funcionalidade do material.
6. A Neolith® empreende uma viagem pelo Irão, com a reinterpretação contemporânea da pedra cinza iraniana. A equipa de design da Neolith® adicionou um tom de cinza mais rico e industrial com veios brancos que enfatizam o fundo em direções opostas. O modelo Zaha Stone presta homenagem à já falecida e incrivelmente talentosa Zaha Hadid, uma verdadeira inspiração na comunidade arquitetónica. Está disponível em duas espessuras e no acabamento Silk.
7. Da Mutina, Fringe, por Michael Anastassiades, porcelanato não vidrado e retificado com 12 mm, 2 padrões, 5 cores (branco, antracite, cinza, rosa, vermelho), rejunte epóxi para garantir estabilidade cromática ao longo do tempo e resistência ao desgaste.
8. Elegante, o mármore é um tipo de pedra muito usado na arquitetura e na decoração, com várias vantagens – limpeza, abrangência de cores e texturas, do branco aos tons mais escuros – resistência aos riscos, entre outras. Na imagem, Estremoz Corrente, da Granitrans. granitrans.pt
9. Rosa Aurora, mármore português de cor rosa-claro com ligeiras nuances rosa e creme claro, várias dimensões e mais de dez acabamentos. Pode apresentar veios que oscilam entre os castanhos e avermelhados e sugere-se como ótima solução para revestimentos e pavimentos interiores ou exteriores, assim como para objetos de Design. Proposta da Pedraantiqua.
10. Orobica, a mais recente coleção da Ceramiche Refin, replica o aspeto dinâmico da pedra, aqui enfatizado por uma marcada alternância de elementos, alguns de dimensão considerável, numa superfície rica em inclusões. Uma superfície tornada ainda mais variada e dinâmica pela integração hábil de seixos em tons mais quentes. Perfeita para o revestimento de volumes interiores e de fachadas ventiladas, a gama também é adequada para projetos de grande volume e uso intenso, bem como para ambientes residenciais. A sua paleta inclui quatro cores, nas medidas 120X120 cm, 60×120 cm e 60×60 cm. Resistente, hipoalergénica, antibacteriana e fácil de limpar, à prova de fogo e ecológica, já que as placas são feitas a partir de matérias-primas naturais, 100% recicláveis.