Habitado por um jovem casal de profissionais e colecionadores de arte, o apartamento está localizado no centro de Milão, na Torre al Parco, edifício projetado por Vico Magistretti e Franco Longoni entre 1953 e 1956.
Projeto: Flaviano Capriotti / Fotografia: Andrés Otero / Adaptação: Isabel Figueiredo
O edifício residencial de 20 andares, símbolo de uma época, à beira do Parque Sempione e hoje um dos exemplos mais importantes da vida milanesa, acolhe este apartamento cujo layout foi integralmente redesenhado pelo arquiteto Flaviano Capriotti.
Localizado num dos últimos andares da Torre al Parco, o apartamento exibe hoje interiores sofisticados, fruto da abordagem funcional e do respeito pelo contexto de Flaviano Capriotti, que criou interiores requintados, projetando, inclusive, alguns móveis feitos sob medida. Os acabamentos originais foram preservados na sua maioria: um material nobre, como o mármore, é usado para marcar os vários espaços domésticos, alternando com parquet espinha-de-peixe, nivelado e lixado. No geral, a escolha estilística foi criar um diálogo com a arquitetura de Magistretti, preservando o conceito de uma casa burguesa, sóbria e refinada, onde a alta qualidade dos materiais e a funcionalidade dos espaços desempenham um papel central.
A entrada configura-se como uma pequena galeria de arte com as obras em primeiro plano e caracteriza-se pela suave luz difusa obtida graças ao avanço oval do teto, desenhado pelo arquiteto como referência ao Spazialismo, movimento criado pelo pintor Lucio Fontana. Junto à entrada, encontra-se o escritório forrado por uma estante em olmo claro escovado com costas lacadas a vermelho-cereja contendo uma coleção de obras literárias antigas, uma série de pequenas esculturas, livros e objetos de design, como o candeeiro Eclisse, um ícone de Vico Magistretti para a Artemide. A mesa é de AG Fronzoni para Cappellini, enquanto Luisa, desenhada por Franco Albini para Cassina, foi escolhida como assento.
A ampla e iluminada sala de estar, separada da sala de jantar por uma esguia porta de carvalho, tem tons neutros alternados com detalhes mais escuros que lembram os veios do mármore. A par das obras de arte contemporânea expostas, o design italiano dos mestres continua a ser o fio condutor do apartamento: das poltronas verde musgo D.151.4 à mesa de centro com tampo de vidro D.555.1 desenhada por Gio Ponti e reeditada pela Molteni&C; do sofá de Antonio Citterio para B&B ao candeeiro Tolomeo Maxi de Michele De Lucchi para a Artemide.
Na sala de jantar, os painéis de madeira clara de olmo contrastam com o tom mais quente e escuro das cadeiras de couro Cab 412 de Mario Bellini para a Cassina e da mesa feita pela Molteni&C com design de Gio Ponti, que também desenhou o lustre multicolorido para a Venini.
A cozinha, de linhas limpas e essenciais, joga com a alternância do preto e do branco. O quarto principal é enriquecido por uma parede revestida com papel de parede Principessa Kocacin, da Rubelli, enquanto as luminárias de Michael Anastassiades para a Flos repousam sobre as mesas de cabeceira Kelly feitas por Emmanuel Gallina para a Poliform.
A casa também inclui um quarto de hóspedes, uma área destinada ao guarda-roupa e quatro casas de banho, incluindo uma com papel de parede Hermès e piso e lavatório em mármore Navona Travertino polido, o que confere um efeito muito suave a todo o espaço.